23/05/2023 - A Diversidade entre Viajantes
- Mario Verol
- 22 de mai. de 2023
- 1 min de leitura
Nestes dois anos andando meio que sem rumo, reparei que um dos lugares mais "democráticos" que encontrei foi no meio de viajantes. Quando falo meio de viajantes, refiro-me àquele onde mais de uma língua é falada. Neste Mundo existe a maior das diversidades; econômica, social, cultural, é verdadeiramente diverso; mas diferente de tudo, existe uma ética invisível onde o respeito ao diferente, ao contrário é nítido. Num Mundo tão dividido politicamente, os meios de viajantes parecem Oásis Neutros, onde o diverso é debatido com respeito, paciência; existe uma bandeira branca hasteada no meio do meio. Os que não se sentem à vontade com o diverso, com o contraditório, afastam-se naturalmente, mantendo o respeito e a distância. Isso me remete aos meus 25 anos, quando em um bar no Centro de Kinshasa, Capital do Congo, reuniam-se os pilotos de diferentes nacionalidades para relaxarem do dia estressante de voos. A diversidade ali era esmagadora, mas as diferentes línguas eram o termômetro para indicar a todos que ali era um espaço para homens sem fronteiras, homens sem raízes, portanto, o diverso deveria ser mantido com respeito, mesmo que sob altas doses alcoólicas.

Querido Mário, tenho essa mesma sensação talvez por isso eu tenha tanta vontade de ficar somente viajando. Bons roteiros e ótimos encontros para nós todos.
É uma realidade muito diferente dos outros mortais , que trabalham em profissões mais convencionais.. 😉 e imagino a riqueza de experiência acumulada , nesse período..